terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher terá nascido porque no dia 8 de Março de 1857, as operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York ocuparam a fábrica, reivindicando melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho para dez horas (por oposição às 16 horas que trabalhavam), equiparação de salários com o sexo masculino e um tratamento digno no local de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência, as mulheres trancadas dentro da fábrica e a mesma incendiada. 129 morreram carbonizadas!

Em ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher, na cidade de Petrogrado (São Petersburgo), em 23 de Fevereiro de 1917 (8 de Março no calendário Gregoriano) as operárias da indústria têxtil encetaram uma greve contra a fome, o czar Nicolau II e a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Tais manifestações eram normais naquela época, no entanto, as mulheres não foram reprimidas pela polícia e conseguiram juntar a si os operários e os cossacos (militares com forte sentido de lealdade ao czar e da qual o regime dependia). Tal acontecimento precipitou a Revolução de Fevereiro que culminou na queda do czar.

Entretanto o Dia Internacional da Mulher caiu no esquecimento. Somente na década de 60 do século passado é que o movimento feminista recuperou tal dia. Na década de 70 a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Por tudo o que a mulher representou e representa para a humanidade, nada mais justo que um dia de reverência e homenagem a ela. O bloga felicita todas as mulheres, especialmente as suas leitoras, neste seu merecido dia.

3 comentários:

  1. realmente concordo com isso tudo k disseste. as mulheres sao mesmo cuchi cuchi...loool

    ResponderEliminar
  2. falando a sério, eu já conhecia a história de como nasceu o nosso dia. mas é bom saber k quase toda a gente já sabe porque devemos ser "idolatradas" neste dia. a mulher é a forma de arte mais bela que existe. capaz dos maiores sacrilégios por amor e de suportar qualquer tipo de dor. espero k o dia tenha sido fantastico para todas

    ResponderEliminar
  3. vou pensar. o segundo parágrafo tem muito que se lhe diga...

    ResponderEliminar