segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ladies and Gentlemen, may I introduce myself...

Corria o ano da Graça de 1307, 13 de Outubro, uma Sexta Feira, e Filipe IV de França (Filipe, o Belo) ordenou a prisão de diversos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (entre os quais o Grâo-Mestre da Ordem, Jacques de Molay). Seguiram-se-lhe interrogatórios, torturas, confissões contraditórias, dissidendos entre a realeza e papado... Por fim, a Ordem dos Templários é dissolvida pelo Papa Clemente V e FIlipe IV manda queimar cerca de 60 dos seus membros.

De entre as confissões obtidas, terá sido por diversas vezes mencionada a idolatração de BAPHOMET, símbolo místico que seria usado nos seus rituais "diabólicos" (anti-cristãos) ,não sendo, todavia, consistente a forma atribuida ao ser metafisico. Este fora referido como um crânio, um gato, ou mesmo uma cabeça com três rostos (cada um representando uma face de Deus - o Deus Judeu, o Deus Islâmico e o Deus Cristão).

Mais tarde, numa época não menos extraordinária, o mago Eliphas Levi contribuí para dar um novo significado a BAPHOMET. É-lhe dada a forma do Bode de Mendes, uma figura ocultista em representação do absoluto, ou seja, uma síntese panteísta.

Levi escreveu: "O bode que é representado no nosso frontispício, traz na fronte o signo do pentagrama, com a ponta para cima [signo do microcosmo e símbolo da inteligência humana], o que é suficiente para fazer dele um símbolo de luz; faz com as mãos [humanas para mostrar a santidade do trabalho] o sinal do ocultismo, e mostra em cima a lua branca de Chesed e embaixo a lua preta de Geburah. Este sinal exprime o perfeito acordo da misericórdia com a justiça. Um dos seus braços é feminino, o outro é masculino, como no andrógino Khunrath, cujos atributos tivemos de reunir aos do nosso bode, pois que é um único e mesmo símbolo. O facho da inteligência que brilha entre seus chifres é a luz mágica do equilíbrio universal; é também a figura da alma elevada acima da matéria, como a chama está presa ao facho. A cabeça horrenda do animal [a cabeça de bode, cabeça sintética, que reúne alguns caracteres do cão, do touro e do burro] exprime o horror do pecado de que só o agente material, único responsável, deve para sempre sofrer a pena: porque a alma é impassível por sua própria natureza, e só chega a sofrer, materializando-se. O caduceu, que está em lugar do órgão gerador, representa a vida eterna; o ventre coberto de escamas é a água [símbolo da sua natureza passiva e adaptadora]; o círculo que está em cima é a atmosfera; as penas que vêm depois são o emblema do volátil; depois, a humanidade é representada pelos dois seios e os braços andróginos desta esfinge das ciências ocultas" (em "Dogma e Ritual de Alta Magia", parênteses recto nosso).

Nos antebraços podemos ver escrito: Solve (saber solver, movimentar, activo, yang, positivo, masculino) e Coagula (saber coagular, reter, passivo, yin, negativo, feminino), BAPHOMET contém, assim, ambas as características.

O Corpo tem um aspecto antropozoomórfico ligando-o à matéria e ao lado humano mais bestial, equilibrando-o com o divino ("Deus criou o Homem à sua Imagem e Semelhança"- Génesis Capítulo I,Versículo 27).

BAPHOMET tem por assento um cubo, por estrado uma esfera e um escabelo triangular (não se encontra representado na figura). O Cubo representa o sal ou a Pedra Filosofal, a esfera representa a potencialização do conceito de Quadratura do Círculo, o escabelo triangular representa a elevação transcendental.

terça-feira, 18 de maio de 2010

O resistente!!

Baphomet, co-autor do mais recente blogue da Blogosfera, foi motivo de destaque no jornal “i” e, como tal, é a “bloga d’arte” que se segue!

Aparentemente, o blogger pretende mostrar a mim e ao Secundino O Mítico que com ele as competições, sejam amigáveis ou não, não são brincadeira… esfregando-nos, assim, na cara a sua superioridade ao resistir ao vício de blogar e fazendo jus à declarada competição, como avançado no post inaugural do “uma bloga d’arte”!

Eu e o Secundino admitimos a nossa verg
onha por tão facilmente termos cedido à tentação da publicação e consideramos merecido o lugar mais alto do pódio:

sábado, 15 de maio de 2010

Jackpot!!

A "bloga d'arte" que se segue mereceu honras destaque na edição do "Correio da Manhã" de ontem e, obviamente, não podia passar despercebida neste espaço!
Numa altura em que os jogos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa funcionam como a última esperança de muitos portugueses, embora o Euromilhões assuma, actualmente, uma posição de maior popularidade, é de se louvar iniciativas como a deste jornal, na ajuda à promoção de um concurso que, em tempos, era alvo de massiva procura! Ontem, o anunciado Jackpot de 2.900.000€ no Totoloto na capa do jornal, despertou a atenção dos seus leitores e foi motivo de conversa um pouco por todo o país, registando-se uma assombrosa procura do respectivo boletim! :D

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mudança de planos!

Ganha a aposta de cavalheiros revelada na última publicação, posso, finalmente, estrear-me neste espaço e dar conta a quem eventualmente leia esta “bloga d’arte” que, à partida, a minha contribuição cingir-se-à ao destaque de uma notícia que faça, ou não, manchete de um jornal diário! Para hoje destaco, à minha maneira, a visita de Sua Santidade Bento XVI a Portugal que mereceu destaque até em jornais desportivos, como aquele que realço a verde n’A Bola!
Logo após a chegada do mais alto signatário da Igreja Católica ao Terreiro do Paço, em Lisboa, Bento XVI recebeu uma camisola do Benfica com o nome do Papa e ergueu-a aos fiéis, com evidente satisfação! Hoje, o Sumo Pontífice viria a ser informado que, em consequência desse acto, o programa oficial da visita terá, forçosamente, de sofrer um pequeno ajuste!
Do périplo papal constava uma celebração eucarística a realizar na Avenida dos Aliados, no seu último dia em Portugal, no Porto. Contudo, tendo em conta os lamentáveis acontecimentos ocorridos recentemente naquela Avenida na Invicta com aqueles que se atreveram a revelar a sua "costela encarnada" em pleno território portista, a referida cerimónia realizar-se-à... na Rotunda da Boavista! :D

terça-feira, 11 de maio de 2010

Um início Kick-Ass

Ora bem, este humilde blogger declara-se vencido!

Passo a explicar... Como podem reparar este blog já foi criado há um certo tempo. Ele pertence a mim, ao Bloguótico e ao BAPHOMET. Todos nós queriamos fazer o nosso primeiro post, mas foi então que BAPHOMET impôs a questão: quanto tempo aguentaríamos sem o fazer?

Declarou-se então uma amigável competição entre cavalheiros de resistência ao vício de blogar, de iniciar um blog novo em folha. O primeiro a ceder perderia a competição.

Pois bem... Chamem-me perdedor.





Adiante... Propunha agora falar um pouco sobre este blog. Qual é o seu objectivo? Bem... Não sabemos. Lembramo-nos do nome e achamos porreiro um blog entre nós os três. Iremos descobrindo à medida que evolui, como uma verdadeira peça de arte.

Certamente que cada um de nós terá a liberdade de blogar sobre o que entender e de dar o seu contributo e nesse espírito trago agora aqui uma review que queria partilhar de um dos últimos filmes que vi:

Kick-Ass



IMDB

Porque nunca ninguém tentou ser um super-herói? E o que aconteceria se alguém tentasse?
São estas as premissas que constituem a essência deste filme. Seguimos a vida de Dave Lizewski, adolescente normal, com vida normal que, na sua quase completa ingenuidade pensa que poderá responder a estas perguntas. Ao seguirmos essa linha de acontecimentos, rapidamente verificamos que ter poderes realmente daria muito jeito ao jovem Dave Lizewski e que, na vida real, as coisas rapidamente ficam brutais. Mas poderá mesmo assim ainda haver espaço para um herói.
Esta descrição é, no entanto, muito limitada e sinto que não transmite a qualidade deste filme. Este filme, ao mesmo tempo que é uma sátira a todas as histórias de super-heróis jamais escritas e contadas, é talvez uma das mais puras acerca dos motivos sobre os quais as pessoas fantasiam com tais histórias e personagens, ao mesmo tempo que é uma montanha russa non-stop de emoções, divertimento e acção.

- A origem
Baseado no popular e recente comic de Mark Millar, este filme faz um brilhante trabalho em adaptar quase na perfeição esse conto gráfico, conseguindo, pelo menos, captar-lhe todo o seu espírito.
Esse comic distingue-se dos demais por ser um conto gráfico primado pela tentativa do ultra-realismo, da sátira aos conceitos e preconceitos associados ao género dos super-heróis, à sociedade actual e a interacção entre os dois. Consegue-o fazer de forma muito eficaz, captando a atenção do leitor com facilidade e nada nele é contido, desde a linguagem, a violência e o próprio humor.
O filme consegue captar este fórmula e apesar de se afastar um bocado do caminho do ultra-realismo apresentado no original, elaborando algumas soluções mais fantasiosas para a história, ele consegue fazer o que muitos poucos conseguem fazer... Transpor eficazmente para o grande ecrã as ideias e qualidades do seu material de origem.

- Os actores
Muito bons. Todos fazem o seu papel de modo convincente e fluido e encarnam bem as suas personagens. Referência especial para Chloe Moretz no seu papel de Hit-girl. Um papel que a seguirá por bastante tempo.

- Banda sonora/efeitos de som
Fenomenais. Integram-se perfeitamente no filme e só o valorizam. Decididamente uma das coisas melhor conseguidas do filme.

- Filmagem/efeitos
Bastante bem conseguidos e credíveis.

Considerações finais:
Esperem muita violência e má linguagem. Esperem motivações puras e constante divertimento e humor. Esperem sequências de acção memoráveis. Esperem uma historia original e muito bem conseguida. Esperem uma excelente banda sonora e bons efeitos. Esperem um quase perfeito equilíbrio entre estes elementos.
No entanto, mesmo assim, este filme não será para todos. Mas se lhe derem uma hipótese, o mais provável é serem agradavelmente surpreendidos.